sábado, 7 de março de 2009

Saúde Infantil: visão


O doutor Fernando Lopes, no suplemento «Saúde Pública» do semanário Expresso, chama a nossa atenção para o facto de cerca de 25% das crianças em idade escolar terem problemas visuais.
O especialista aconselha exames oculares logo ao nascer, aos seis meses, entre os 2 e os 4 anos (fase da pré-alfabetização). Segundo o médico, «O exame oftalmológico da criança é extremamente importante, pois, estima-se que até 10% das que se encontram em idade pré-escolar e cerca de 25% dos menores em idade escolar têm problemas visuais.»

Conselhos:

- Examinar a criança antes de iniciar qualquer ano escolar,

- Consultar um especialista, sempre que seja detectada qualquer anomalia nos seus olhos (olhos vermelhos, secreção, pupila branca ou sem reflexo, lacrimejo constante, olhos brancos, estrábicos ou esbranquiçados, suspeitas de alteração visual se a criança se aproxima da televisão ou de livros, pestaneja frequentemente…)


Nota importante: uma criança que vê mal pode tornar-se desinteressada e com deficiente aproveitamento escolar. Quando estiverem presentes dificuldades na aprendizagem, leitura ou escrita, os seus olhos devem ser examinados para excluir uma causa visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário