terça-feira, 31 de março de 2009

Deve usar chupeta ou não?

Chupeta or not chupeta?

Pra mim a pergunta é retórica. Não chupei chupeta e nunca pensei em dar pra um filho. Pra outras tantas também não há dúvida, "pacifiers", como se diz em inglês, são ótimas pra acalmar os recém-nascidos e não há motivo para questionar o uso. Mas como brincou a Ana Carmen, a questão é bem polêmica.O Ministério da Saúde adverte: "a criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso de mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança".

Mas na madrugada em que o Lucas completava um mês de vida eu entendi que quem precisa de chupeta não é a criança. São os pais. Depois de um dia de sucção desesperada eu me sentia exausta, não aguentava mais o bebezinho plugado em mim. Estava sem forças, sem paciência e lembrei de uma solução mágica pro meu problema: chupeta! Deixei o bebê urrando com o pai e fui até a farmácia buscar o provável alívio. O caminho foi duro. Durante a gravidez e naquele primeiro mês tinha repetido aos quatro ventos que chupeta é fonte de contaminação, que atrapalha a dentição e a fala, que pode trazer problemas afetivos e muitas outras coisas que você encontra ao digitar "chupeta + malefícios" num buscador. Desabafei com a farmacêutica de plantão e ela, muito solidária, disse que também não imaginava sua vida se a filha não usasse chupeta e me indicou um modelo ortodôntico. Em casa, ao abrir a embalagem, li o alerta do Ministério da Saúde em voz alta. "Então não dá!", disse o Sergio. "Mas eu não aguento mais...", eu chorava. Fervemos a dita e ele a encostou na boca do bebê que cuspiu sem chegar a provar, "Ele não quer", defendeu o pai. Eu concordei, voltei a dar o peito e assim dormi o resto da noite, acordando com resmungos do Lucas sempre que o peito escapava. E nunca mais chupeta foi assunto em casa. Mas e mães menos disponíveis? Que trabalham fora de casa, têm outros filhos, ou simplesmente não estão a fim de dar o peito por horas? A chupeta, usada com critério e reflexão, pode ajudar mais que atrapalhar. Vocês não acham?



Fonte: Planeta Sustentável (Site brasileiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário